O Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas é realizado pela GSC Eventos Especiais em parceria com o Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Muzambinho há doze anos e tem buscado em cada edição incentivar e estimular os participantes a apresentarem trabalhos científicos. Este tem sido um dos grandes diferenciais deste evento que além de ser referência no Brasil pelo conteúdo programático e organização, busca ainda através da apresentação dos inúmeros trabalhos científicos, soluções e práticas importantes no manejo ao meio ambiente e na sua preservação de forma consciente e sustentável.
Os trabalhos científicos aprovados são apresentados em formato de pôster ao longo do Congresso e os trabalhos com melhores pontuações são apresentados em formato oral durante a programação do evento, onde todos podem aproveitar e aprender com esta troca de informações, além de apresentar os resultados e inovações de pesquisas realizadas no âmbito acadêmico e profissional.
O Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas a caminho da décima quarta edição está consolidado como um dos mais importantes Congressos da área ambiental do Brasil, e com outra vantagem, realizado em uma das principais cidades do Brasil e uma das mais importantes do Estado de Minas Gerais – Poços de Caldas. Cidade turística e com natureza exuberante, Poços de Caldas conta com um dos maiores IDHs do País.
Famoso pela programação de alto nível, por ser temático e com debates diversificados, o Congresso é um grande sucesso que atrai pessoas de todos os Estados brasileiros em busca de informações, reciclagem profissional e, sobretudo, novidades e boas práticas ambientais.
Agradecemos aos professores do IFSULDEMINAS – Campus de Muzambinho, pela avaliação dos trabalhos científicos.
Agradecemos também aos congressistas que se empenharam em desenvolver diversas pesquisas voltadas aos principais eixos temáticos do evento e enviaram seus trabalhos para serem publicados neste nono volume dos Anais do CNMA de Poços de Caldas.