Comissão Científica e Organizadora do Congresso

A parceria firmada entre a GSC Eventos Especiais e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Muzambinho coloca o Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas como um dos eventos de ponta na área ambiental no Brasil.

O IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho colabora com a GSC Eventos em toda a organização do congresso, desde logística até programação e, principalmente, é o responsável pela avaliação dos trabalhos científicos inscritos, os quais passam pelo crivo dos professores doutores que avaliam os melhores trabalhos que são apresentados em formato pôster e oralmente. Os Anais são inscritos no ISSN ON-LINE No. 2317-9686.

claudiomirClaudiomir Silva Santos

Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Inconfidentes – EAFI, graduado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1999), lato sensu em Educação no Campo (UFMG), Lato sensu em Educação Ambiental (UFLA), Lato sensu em Gestão Ambiental (UNICLAR), Lato sensu em Vigilância em Saúde Ambiental (UFRJ), mestre em Agronomia (UFPB) e Cursando Doutorado em Promoção em Saúde com ênfase em Saúde Ambiental (UNIFRAN). Foi professor de graduação e pós graduação pela UVA e UECE – CE, foi docente na UNINCOR e FACICA, atuando nos cursos de agronomia, gestão ambiental biologia química e pedagogia. Em 2008 assumiu o cargo de professor do Instituto Federal do Sul de Minas Campus de Muzambinho em regime de DE, atuando nos cursos técnicos de Agropecuária, Meio Ambiente, Curso Superior de Agronomia. Atualmente estou atuando em Sistemas Alternativos de produção – sistemas agroecológicos e meio ambiente (Recursos Hídricos e Saúde), com publicação de Livros e capítulos nestas áreas do conhecimento.  Sou Coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente – EAD e do CEAD Centro de Educação a Distância do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho,  Presidente da Comissão Organizadora do Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas – MG.

marceloMarcelo Antônio Morais

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Muzambinho. Licenciado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (2005). Especialista em Uso Racional da Energia e Mestre em Engenharia de Energia pela Universidade Federal de Itajubá. Atualmente é professor de ensino médio, técnico, tecnológico e coordenador da Unidade Educativa de produção Zootecnia II, na qual abrange os setores de Suinocultura, Piscicultura, Fábrica de rações, Bioenergia e Gestão de resíduos. Além disso, atua como professor conteudista e regente do curso Técnico em Meio Ambiente a distância oferecidos pelo IFSULDEMINAS, no sistema e-Tec, sendo bolsista do FNDE. Também pertence ao núcleo Rondon do Instituto, realizando operações com suas equipes.

fabricioFabrício dos Santos Ritá

Bacharel e Licenciado em Enfermagem, Especialista em Saúde e Segurança do Trabalho, e Mestre em Biotecnologia aplicada à Saúde. Atua como docente Titular no IF Sul de Minas Campus de Muzambinho, desenvolvendo ações profissionais nas temáticas de saúde, segurança e meio ambiente. Entre as metodologias instituídas em sua prática de ensino implementa a ênfase de atividades relacionadas a prevenção de riscos, minimização de patologias ocupacionais, caracterização entre ambiente de trabalho, ecologia e harmonização entre homem e natureza, bem como o uso racional das tecnologias e da saúde laborativa. Busca identificar e estreitar as inter-relações entre as mudanças climáticas e os efeitos sobre a saúde dos trabalhadores. Leciona nos cusos de Enfermagem, Enfermagem do Trabalho, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Análises Clínicas.

Raphael de Paiva Gonçalves

Possui Bacharelado em Ciência da Computação (2013 – 2016) e curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio (2010 – 2012) pelo IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho – MG. Atualmente ocupa o cargo de Técnico em Tecnologia da Informação no Núcleo Descentralizado da Reitoria do IFSP, na cidade de São João da Boa Vista – SP, submetido à Diretoria de Infraestrutura e Redes. É Professor de Informática Básica e de Estatística Aplicada do Curso Técnico em Meio Ambiente e Professor de Metodologia de Pesquisa no Curso Técnico em Informática, ambos modalidade EaD, do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho – MG; Pesquisador nas áreas de: TI Verde, Educação Ambiental, Educação Especial para Informática, Informática na Educação (Fapemig 2016-2017), Informática na Saúde e Qualidade de Vida, Robótica Educacional, Infraestrutura de Redes; Segurança da Informação e Internet of Everythings (IoE). Atualmente é Representante do IFSULDEMINAS na Sociedade Brasileira de Computação; Membro do Núcleo de Estudos em Robótica – SheepSet e do Laboratório de Softwares Aplicado à Educação (LABSOFT).

Rene Lepiane Dias

Geógrafo (Licenciatura e Bacharelado), Mestre e Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas. Atua como Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais-IFSULDEMINAS, Campus Muzambinho. Membro do Grupo Geomorfologia Antropogênica e do Núcleo de Estudos Ambientais e Litorâneos da UNICAMP. Possui interesse em pesquisas envolvendo abordagem sistêmica, evolução da paisagem e análise ambiental, mapeamentos do uso e ocupação das terras com vistas ao planejamento ambiental.

Ronei Aparecido Barbosa

Possui graduação em Processos Gerenciais pela Fatec Internacional/PR (2010), Ciências Biológicas pelo IFSULDEMINAS/MG (2012) é especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade pela UCAM/RJ (2014) e Mestre em Ciência Animal UNIFENAS/MG (2016). Tem experiência na área da Educação incluindo Educação a Distância como tutor e professor. Na área Técnica já trabalhou com consultoria, manejo e produção em Piscicultura principalmente aplicada a Agricultura Familiar e Desenvolvimento Regional Sustentável. Atualmente desenvolve estudo com produto natural (própolis) na produção animal (Ranicultura e Piscicultura) em parceria com o Núcleo de Estudos em Aquicultura (NEAQUI) grupo Ciência Animal – UNIFENAS, estuda também, produção animal e meio ambiente, uso dos recursos naturais na Aquicultura e sustentabilidade na produção.

Gisele Corrêa Ferreira

Diretora GSC
gsc@gsceventos.com.br

Lígia Sanches

Financeiro
ligia@gsceventos.com.br

Elayne Marcelino

Coordenadora de Evento
assistente@gsceventos.com.br

Maíra Carvalho

Coordenadora de Evento
coordenacao@gsceventos.com.br

Melissa Schultz

Designer e programadora
design@gsceventos.com.br

Liza Junqueira

Atendimento e Redes Sociais
recepcao@gsceventos.com.br

Eugênia Melo

Relacionamento e Negócios
comercial@gsceventos.com.br