Congresso Nacional de Meio Ambiente encerra mais uma edição com muito sucesso

“Evento trouxe quase 60 palestrantes para debates e palestras de alto nível”

Aconteceu nos dias 26 a 29 de setembro, no Espaço Cultural da Urca, o XIV Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas e II Simpósio de Águas Termais, Naturais e Minerais de Poços de Caldas. Os eventos aconteceram simultaneamente e contaram com uma programação intensa entre palestras, minicursos, visitas técnicas e exposições de fotografia e obras de artes.

Mesas com temas como “Inclusão Social, Vulnerabilidade, Minorias e o Meio Ambiente” e “Caracterização de Sistemas Agroecológicos de Produção: Segurança Alimentar, Nutricional e Ambiental” tiveram uma participação efetiva dos quase 600 congressistas presentes, sempre com muitas perguntas e debates de muito conteúdo. Os minicursos também tiveram intensa participação, os 20 temas diferentes ofertados tiveram lotação máxima nos locais de realização e muita troca de conhecimento marcaram estes momentos.

Um dos momentos mais marcantes do evento foram as visitas técnicas – Antas I e Zoo das Aves. Para ambas visitas a procura foi grande e teve um público muito participativo que aproveitaram as visitas e retornaram extasiados para o evento. Outra atividade paralela de muito sucesso foi a mesa “Debate sobre a tragédia de Mariana”, oferecida pelo IMS,  lá estiveram presente 265 pessoas, entre congressistas e público geral, para prestigiar a jornalista Cristina Serra e o promotor Dr. Carlos Eduardo Pinto num debate técnico e emocionante sobre a maior tragédia ambiental dos últimos tempos.

A feira de meio ambiente também teve muito visitantes, entre congressistas  e público em geral. Foram doadas 300 mudas e 600 amostras de insumo agrícola. O grande marco da exposição foi o Museu de Ciências Naturais do IFSULDEMINAS campus Machado, que trouxe diversos animais selvagem empalhados com a técnica diorama. Dentre os animais expostos, teve lobo guará, onça, cobras, veado, seriema, etc.

No último dia do evento, 29, aconteceu a segunda edição do Simpósio de Águas Termais, Naturais e Minerais de Poços de Caldas, com a presença ilustre do Dr. Marcos Untura Filho, reumatologista, Dr. Carlos Eduardo Venturelli Mosconi, Secretário de Saúde de Poços de Caldas e Jussara Marrichi, coordenadora de balneários da CODEMIG, debatendo sobre os benefícios do tratamento do reumatismo com as águas termais.

O evento contou com o essencial patrocínio do DME. Com os apoios do IMS, Unip, ONG Brasil Verde, Café Amore, Revista ABT. O XIV Congresso Nacional de Meio Ambiente e II Simpósio de Águas Termais, Minerais e Naturais de Poços de Caldas são de realização da GSC Eventos Especiais em parceria com IFSULDEMINAS campus Muzambinho.

 

Visita técnica à Antas I.

Animais expostos do Museu de Ciências Naturais.