Programação

 

 

26/09/2017 – (terça-feira)

LOCAL: Teatro


08h

Entrega dos Materiais e Inscrições com Café de boas-vindas
Local: Secretaria do evento


09h – 10h

Abertura Oficial com Autoridades
Apresentação artística  Sesc Poços de Caldas


10h – 11h

CONFERÊNCIA DE ABERTURA
Tema: Eventos extremos do Clima e Qualidade de Vida
Palestrante:
Prof. Dr. Paulo Sérgio Lúcio – UFRN
Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (1987), Mestrado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e Doutorado em Geofísica pelo “Institut de Physique du Globe de Paris” (1996). Pós-Doutorado no Instituto Superior Técnico de Lisboa (2001), no Centro de Geofísica da Universidade de Évora (2002-2005) e no “Laboratoire d’Océanographie et du Climat, Expérimentation et Approches Numériques” (LOCEAN (2011-2012). Professor do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Minas Gerais (1991-2002). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciências Atmosféricas e Climáticas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).


11h – 12h15

PALESTRA
Tema: Agricultura Sustentada pela Comunidade (Community-supported Agriculture)
Palestrante:
Prof. Dr. Sérgio Pedini – IFSULDEMINAS – Campus Machado
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1987), graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (2008), mestrado em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (1993), doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2011) e pós-doutorado pela Universidade de Perugia, Itália (2017). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais nas áreas de agroecologia, administração, certificação de qualidade e desenvolvimento rural. Atua como pesquisador nas áreas de fair trade (comércio justo) de café, cafeicultura familiar, agroecologia e desenvolvimento rural.


12h15 às 14h

Almoço


14h – 15h30

MESA REDONDA
Tema: Impactos Ambientais e a relação com doenças emergentes no Século XXI
Palestrantes:
Dr. Luiz Felipe Silva – UNIFEI
Engenheiro mecânico pela Universidade de Mogi das Cruzes (1981), mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1995) e doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor adjunto no Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). É responsável pelas disciplinas de Acústica Ambiental, Epidemiologia Ambiental e Saúde e Segurança do Trabalhador. Tem vivência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde do Trabalhador, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da exposição ocupacional ao ruído e à vibração, avaliação de ruído nas comunidades e acidentes com máquinas. Professor permanente nos Programas de Pós-graduação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade, da UNIFEI, nos quais orienta dissertações de mestrado.

Dr. Luiz Carlos Coelho – INFETO SUL
Médico infectologista da Fisiocenter Medicina e Terapêutica em Três Corações, Minas Gerais. A clínica  Dr Luiz Carlos Coelho contempla uma equipe de médicos, fisioterapêutas, psicólogos, educadores físicos, dentre outros. Em sua Clínica, o Dr Luiz Carlos Coelho desenvolve atividades médicas especializadas em INFECTOLOGIA, trabalhando prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças infecto-contagiosas. Mestre em educação, especialista também em Saúde Pública e em Administração Hospitalar.


Prof. Ms. Fabrício dos Santos Ritá – IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho

Mediadora: 
Profa. Dra. Regina Helena Pires – UNIFRAN
Possui graduação em Farmácia pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Ribeirão Preto (USP- Ribeirão Preto), graduação em Bioquímica pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Ribeirão Preto (USP- Ribeirão Preto), mestrado em Analises Clinicas, área de concentração micologia, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Araraquara), doutorado em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas (UNESP- Araraquara), pós-doutorado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (UNESP- Araraquara), no departamento de Análises Clínicas, no Laboratório de Micologia Clínica. Tem ampla experiência na área de análises laboratoriais, inclusive com gestão laboratorial, além de se dedicar à pesquisa de contaminação microbiana em águas de uso em hemodiálise, especialmente contaminação fúngica. Tem se dedicado ao estudo de biofilmes, particularmente os de C. parapsilosis e C. orthopsilosis, abrangendo também estudos proteômicas e metabolomicos dos mesmos. Atua também em estudos relativos à biofilmes mistos bactéria-fungo ou fungo-fungo e na bioprospecção de substâncias anti-biofilme. É docente desde 2005 em Instituição privada, tendo orientado 24 alunos de iniciação científica. Atualmente, integra o corpo de docentes do Programa de Pós-Graduação em Promoção em Saúde da Universidade de Franca. Possui publicações em periódicos nacionais e internacionais. É revisora de periódicos nacionais e internacionais.


15h30 – 17h

MESA REDONDA
Tema: A Família das pegadas: Hídrica, Ecológica e de Carbono: Uma estreita relação entre sustentabilidade e qualidade de Vida
Palestrante: 


Dr. José Dantas Neto – UFCG
Professor Titular da Universidade Federal de Campina–UFCG. Graduado em Agronomia, graduado em Direito, mestrado em Engenharia Agrícola e doutorado em Agronomia pela UNESP (1994). Pesquisador 1B do CNPq em Eng. Agrícola.

 


Profa. Maria Teresa Mariano – PUC Minas – Poços de Caldas
Geógrafa, Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental pela USP de São Carlos. Professora da PUC/Minas campus Poços de Caldas.

 

 

Dr. José Eduardo Zaia – UEMG – Campus Passos
Graduado em Ecologia (Bacharelado) pela UNESP (1989), Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade de Franca (2000) e Matemática (Licenciatura) pela Universidade de Uberaba (2016), Mestre e Doutor em Ciências Biológicas pela UNESP (1993 e 1997). Experiência acadêmica como docente no Ensino Superior desde 1998 em Cursos de Graduação, Pós-Graduação lato sensu e stricto sensu. Experiência acadêmia como diretor e coordenador de Curso de Graduação em Ciências Biológicas, Pós Graduação em Ciência Ambiental e Vice coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde, pela Universidade de Franca – UNIFRAN, entre 2000 e 2015. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEPE-UNIFRAN), membro do Comitê de Bacia Hidrográfica – CBH Sapucaí-Mirim/Grande atuando como membro da Câmara Técnica de Planejamento. Membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Franca (COMDEMA) e Conselho Municipal de Educação de Franca. Faço parte do Banco de Avaliadores do INEP como avaliador externo institucional e de cursos dede 2006. Atuo na Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, unidade Passos, desde 2015 como docente e orientador de Iniciação Científica, nos cursos de Graduação em Ciências Biológicas, Enfermagem e Medicina. Na FATEC Mococa, atuo como docente desde fevereiro de 2017, na disciplina de Estatística no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Mediador:
Prof. Ms. Edimar Aguinaldo Moreira – FACICA – Campos Gerais, MG

Possui Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Licenciatura pela Faculdade de Ciências e Tecnologias de Campos Gerais ? FACICA (2012), Mestrado em Ecologia e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL (2015) e Doutorado em andamento em Evolução e Diversidade pela Universidade Federal do ABC – UFABC. Atualmente é Professor Assistente I na Faculdade de Ciências e Tecnologias de Campos Gerais FACICA. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Entomologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento de Insetos, Biologia de Cupins e Conservação da Biodiversidade.


17h – 18h

Salão Norte: Avaliação das Apresentações de Trabalhos Científicos em Pôster


17h – 17h30

Case Zoo das Aves
Com:

 

Letícia de Carvalho Dias

 

 

 


17h30

Lançamento do livro Brasil e suas Histórias
Com presença dos autores: Claudiomir Silva Santos, Fabrício Santos Ritá e Renan Antônio da Silva
ISULDEMINAS – Campus Muzambinho



Minicursos

14h – 16h: Minicurso:

“Sensoriamento remoto aplicado a recursos naturais”

Com: Dra. Virginia Mirtes de Alcântara Silva – UFCG

Local: Museu


14h – 16h: Minicurso:

“Tecnologias para a conservação do solo e água em propriedades agrícolas”

Com: Prof. Otávio Giunti – IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho

Local: Carreta IF

16h – 18h: Minicurso:

“Genotoxidade”

Com: Kamilla Pacheco Gouvêa – UNIFAL

Local: Museu


16h – 18h: Minicurso:

“Redação Científica”

Com: Prof. Vivian Ruela – IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho

Local: Carreta IF



27/09/2017 – (quarta-feira)

LOCAL: Teatro


08h – 09h

Entrega dos Materiais e Inscrições


09h – 10h30

MESA REDONDA
Tema: Caracterização de Sistemas Agroecológicos de Produção: Segurança Alimentar, Nutricional e Ambiental
Palestrantes: 

Dr. Luiz Carlos Dias da Rocha – IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes
Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (2001). Mestre e Doutor em Agronomia/Entomologia pela UFLA. É professor efetivo do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, MG. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, Meio ambiente e Agroecologia, atuando em temas como: extensão rural, Sistemas Participativos de Garantia – SPG e sementes crioulas.

 

Prof. Dr.  Eli Lino de Jesus – IFSUDESTEDEMINAS – Campus Rio Pomba
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982), Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1990) e Doutorado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003). Tem experiência na área de Agronomia e Agroecologia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, desenvolvimento rural, holismo, solos e epistemologia da Agroecologia. Atualmente atua como Professor e Coordenador do Curso de Agroecologia do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais campus Rio Pomba.

Profa. Dra. Shirleyde Alves dos Santos – UEPB
Farmacêutica e Bioquímica (UEPB). Especialista em Microbiologia e Parasitologia (UFC). Mestre em Saúde Pública (UFC). Professora do Curso Técnico em Agropecuária e do Bacharelado em Agroecologia, no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, UEPB. Atualmente, é Coordenadora do Bacharelado em Agroecologia, Coordenadora de Extensão do CCAA, e Coordenadora do Núcleo de Extensão Rural Agroecológica (NERA). Membro Titular do Comitê de Ética em Pesquisa evolvendo seres humanos(UEPB), e do Fórum Paraibano de Combate ao Uso Indiscriminado de Agrotóxicos. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de segurança e soberania alimentar, combate ao uso de agrotóxicos e determinação social das arboviroses.

Mediadora:

Profa. Dra. Leda Gonçalves – IFSULDEMINAS – Campus Machado
Possui graduação em Engenharia Agronômica, mestrado em Fitossanidade e doutorado em Agronomia/ Entomologia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). É professora do ensino técnico e tecnológico do IFSULDEMINAS – Campus Machado. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo Integrado de Pragas, atuando principalmente nas seguintes áreas: manejo ecológico de pragas, controle biológico conservativo, diversidade de pragas e inimigos naturais em diferentes sistemas de produção do cafeeiro, cafeicultura, agroecologia, agricultura orgânica e agricultura familiar. É Coordenadora do Núcleo de estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEAPO) do IFSULDEMINAS – Campus Machado desde 2013.


10h30 – 12h

MESA REDONDA
Tema: Economia Circular e aumento da demanda por serviços ambientais

Palestrantes:
Prof.  Sr. Cláudio Bastos – CbPackEmpreendedor,
empresário industrial, pesquisador acadêmico e investidor em empreendimentos de inovação tecnologica, são dados do engenheiro mecânico e mestre em metrologia e sustentabilidade ambiental Claudio Rocha Bastos. Ex presidente de uma organização multinacional, reestruturador de empresas, que em  2002 constituiu a CBPAK Tecnologia, pioneira na fabricação de embalagens descartáveis e compostáveis a partir da fécula de mandioca como matéria prima.

Prof. Dr. Eder Clementino dos Santos – IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes

Mediador:
Prof. Dr. Gilcean Silva Alves – IFPB
Sou Biólogo, mestre em meio ambiente e Doutorado na área de Ecologia e Conservação do Meio Ambiente. Professor efetivo do IFPB dos Campus João Pessoa e Cabedelo PB. Atua na área de Microbiologia ambiental e Ecologia do semiárido nas graduações de Biologia e Tecnologia em Gestão Ambiental.


12h – 14h

Almoço


14h – 15h30

MESA REDONDA
Tema: Em tempos de novas ruralidades, a multifuncionalidade da agricultura e o turismo como elementos de sustentabilidade

Palestrante:
Prof. Dr. Carlos Shiley Domiciano – IF – Goiás
Técnico em Agropecuária pela EAF-Inconfidentes-MG. Licenciado em Ciências Agrícolas pela UFFRJ. Mestrado em Agronegócio e Doutorado em Ciências Ambientais pela UFG. Professor das disciplinas de Turismo e Meio Ambiente e Alimentação e Sustentabilidade, da Coordenação de Turismo e Hospitalidade do IF – Goiás.


15h30 – 17h

MESA REDONDA
Tema: Saneamento Ambiental: Promoção da Saúde, Qualidade de Vida e Preservação Ambiental

Palestrantes:

Prof. Dr. Hygor A. Victor Rossoni UFV / Campus Florestal

Profa. Dra. Mônica Andrade – UNIFRAN
Docente do Programa de Pós-graduação em Promoção de Saúde, da Universidade de Franca (SP). Atua em projetos de pesquisa sobre Mudanças Ambientais (mudanças no uso e ocupação do solo e mudanças climáticas) que afetam a Saúde, em pesquisas sobre Formação Profissional em Promoção de Saúde e com Habililidades e Competências para atuação em projetos interdisciplinares de Ecologia e Saúde. Atua em consultorias para cursos de Pós-graduação e em projetos governamentais. Professora convidada da Universidade da Costa Rica, Escola de Saúde Pública (2012). Consultora da CAPES. Palestrante convidada em Congressos Nacionais e Internacionais V CONGRESSO INTERNACIONAL DE UNIVERSIDADES PROMOTORAS DE SALUD (Costa Rica, 2011), 5ª CONFERENCIA LATINOAMERICANA DE PROMOCIÓN DE LA SALUD Y EDUCACIÓN PARA LA SALUD (MÉXICO, 2012). 21st IUHPE World Conference on Health Promotion, Thailand (2013) 3er Congreso Internacional y 5to Congreso Nacional de Promoción de La Salud, em Bucaramanga, Colombia (2015), Congresso Nacional de Meio Ambiente (2016), Congresso Interdisciplinar de Promoção de Saúde (2016). Participa do GT de Abrasco sobre Promoção de Saúde e Desenvolvimento Sustentável. Nome em citações: Andrade, M., Andrade-Morraye, M., Morraye, M. A.

Prof. Dr. Henrique Vieira – Consultor Autônomo
Mediador: Prof. Claudiomir Silva Santos – IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, MG


17h – 18h30

DEBATE
Tema: O princípio do não-retrocesso da Legislação Ambiental

Palestrantes:

Prof. Dr. Fabiano de Melo – PUC Minas – Poços de Caldas

Fabiano Melo Gonçalves de Oliveira. Professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito e Administração da PUC/Minas. Diretor do Instituto “O Direito por um Planeta Verde”. Apresentador do Programa Prova Final (TV Justiça). Autor e co-autor de mais de 20 obras jurídicas, entre elas Direito Ambiental (2017), pelo Grupo Gen/Método.

Dra. Themis Aline Calcavecchia dos Santos – ABT – RJ
Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), graduação em Sociologia e Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985) e mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995). Atualmente é professor 40 horas da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro. Membro da Academia de Letras Ana Amélia. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, direito e informática, constituição federal, gênero e princípios constitucionais.


18h – 19h

Salão Norte: Avaliação das Apresentações de Trabalhos Científicos em Pôster


19h

DEBATE SOBRE A TRAGÉDIA EM MARIANA
Palestrante:
Dr. Carlos Eduardo Pinto
– Promotor do caso

Cristina Serra
Formada em jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Repórter do jornal Resistência (Belém-Pará), Jornal Leia Livros (São Paulo), Jornal do Brasil, Revista Veja e Rede Globo (nesta última, desde 1990). Correspondente em Nova York de 2002 a 2005. Repórter de Política em Brasília por 17 anos. Desde 2015, repórter do Fantástico, onde cobriu o desastre de Mariana. Atualmente licenciada da tv para escrever um livro sobre o rompimento da barragem.

Exposição fotográfica: A Lama – de Mariana ao mar

De terça a domingo das 13h às 19h

Mais informações em: A Exposição.

Local: Instituto Moreira Salles – Casa da Cultura de Poços de Caldas

Rua Teresópolis, 90
Jardim dos Estados
35 3722 2776



Minicursos

08h – 10h: Minicurso:

“Municípios Saudáveis e Sustentáveis”

Com: Profa. Dra. Mônica Andrade – UNIFRAN

Local: Museu


08h – 10h: Minicurso:

“Doenças parasitárias de importância ambiental”

Com: Profa. Dra. Regina Pires dos Santos – UNIFRAN

Local: Carreta IF

10h – 12h: Minicurso:

“Contaminantes”

Com: Prof. Ms. Fabrício Santos Ritá – IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho

Local: Carreta IF


14h – 16h: Minicurso:

“Jardinagem Sustentável”

Com: Juliano Rangel – IFSULDEMINAS – Muzambinho

Local: Museu

14h – 16h: Minicurso:

“Produção de Mudas Florestais”

Com: Greimar Alves de Jesus – IFSULDEMINAS – Muzambinho

Local: Carreta IF

16h – 18h: Minicurso:

“Apicultura sustentável”

Com: Sebastião Marcos Vilela

Local: Museu


16h – 18h: Minicurso:

Gestão Ambiental: identificação de impactos ambientais e implementação de ações

Com: Prof. Aloísio Bozzini – INIFEG

Local: Carreta IF

   



28/09/2017 (quinta-feira)

LOCAL: Teatro


09h

Visita Técnica ao Zoo das Aves
Inscrições antecipadas pelo e-mail: coordenacao@gsceventos.com.br
Valor por pessoa: R$ 40,00 (quarenta reais) inclusos ingresso e transporte
Saída da porta do Espaço Cultural da Urca

Saiba mais no link: Filme Instituto Ave é Vida


09h

Visita Técnica à Antas I
Inscrições antecipadas pelo e-mail: coordenacao@gsceventos.com.br
Saída da porta do Espaço Cultural da Urca


09h – 10h20

MESA REDONDA
Tema: Inclusão Social, Vulnerabilidade, Minorias e Meio Ambiente

Palestrantes:

Profa. Dra. Ângela Ramalho – UEPB  Campina Grande, PB

Prof. Dr. Renan Antônio da Silva – UNESP – Araraquara
Antropólogo, escritor e pesquisador.É doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP – Araraquara. Realizou estágio doutoral com bolsa CAPES/PDSE junto ao Centro em Investigação Social (CIS/ISCTE-IUL), em Lisboa/Portugal, na linha temática Gênero, Sexualidades e interseccionalidade (2015-2016).


Dra. Irene Carniato – UNIOESTE – Cascavel, PR

Pesquisadora e docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável, Coordenadora do Centro Universitário de Estudos, Pesquisas e Extensão de Proteção e Desastre – CEPED UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel-PR.

 

Mediadora:
Profa. Maria Tereza Mariano Miguel – PUC Minas – Poços de Caldas
Geógrafa, Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental pela USP de São Carlos. Professora da PUC/Minas campus Poços de Caldas.

 


 10h20 – 12h

PALESTRA
Tema: Ecotoxicologia como Ferramenta para Avaliação da Saúde dos Ecossistemas e Qualidade de Vida e sua Contribuição Científica para a  Reversão da Degradação Ambiental

Palestrante:
Profa. Dra Odete Rocha – UFSCAR
Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1975), mestrado em Ecologia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Zoology pela University of London (1983). Atualmente é professora titular do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da Universidade Federal de São Carlos e professora colaboradora sem vínculo empregatício da Escola de Engenharia de São Carlos (Universidade de São Paulo). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiversidade, ecotoxicologia, ecologia de reservatórios, zooplâncton e espécies exóticas. 


12h – 14h

Almoço


14h – 15h30

PALESTRA
Tema: SNUC – Áreas protegidas em prol de uma melhor qualidade de vida

Palestrantes:
Prof. Dra. Maria Cristina Weyland Vieira – ISMECN – ARPEMG – CNRPPN
Geógrafa com mestrado em geociências e doutorado  em engenharia de produção, títulos obtidos pela Universidade Federal  do Rio de Janeiro. A dissertação de mestrado e a tese de doutorado  áreas protegidas no Brasil. Desde o início da carreira vem atuando como consultora ambiental e coordenadora de projetos ambientais no Brasil. Participou de vários eventos da ONU representando ONGs brasileiras integrando-se a coalizões internacionais. Em 2016  foi aprovada como membro da Comissão Internacional de Áreas Protegidas da IUCN. Atualmente  atua a frente da diretoria de 3 ONGs ambientalistas dedicadas a Conservação da Natureza em Terras Privadas: Confederação Nacional de RPPN (Presidente e Diretora Técnica), Associação de RPPN de Minas Gerais (Presidente)  e Instituto Sul-Mineiro de Estudos e Conservação da Natureza (Vice-Presidente).

Prof. Dr. Geraldo Majela – GBV e IFSUDESTE – Campus Barbacena
Biólogo e ambientalista. Mestre em Ciências Biológicas ? Comportamento e Ecologia Animal e Doutor em Engenharia Florestal. Líder do Grupo de Pesquisa e coordenador do Programa de Pós Graduação em Planejamento e Gestão de Áreas Naturais Protegidas (GAP). Professor e pesquisador em Ecologia e Biologia da Conservação no IF Sudeste MG. Membro da Society for Conservation Biology. É fundador e atual Coordenador Nacional da ONG Grupo Brasil Verde.

Prof. Dr. Valdir Lamim-Guedes – Senac – SP
Biólogo e Mestre em Ecologia pela Universidade Federal de Ouro Preto, Especialista em Jornalismo Científico (UNICAMP), Educação Ambiental (USP-SC) e em Design Instrucional para EaD (UNIFEI), Doutorando em Educação pela USP. É professor de graduação e pós-graduação no Centro Universitário Senac-Santo Amaro. Desenvolve projetos de pesquisa em meio ambiente e sustentabilidade, Educação à Distância e Educação Ambiental.

Mediador:
Prof. Marcelo Morais – IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho


15h30

Coffe break


16h – 17h

PALESTRA DME
Tema: Energia Fotovoltaica – Impactos Econômicos e Financeiros nas Distribuidoras de energia Elétrica com a Expansão da Micro e Mini Geração Distribuída

Palestrantes:

 Nilson Pereira Souza – Diretor Presidente do DME Participações
Natural de São José dos Campos/SP. Engenheiro Químico pela UFRRJ reside em Poços de Caldas desde 1976 após ingressar na Alcominas, mais tarde Alcoa Alumínio S.A. Carreira profissional desenvolvida em Poços e localidades no Brasil e exterior, passando por atividades Operacionais e Gerenciais em áreas de Produtos Primários (Bauxita, Alumina e Alumínio), Administrativas como gerente de Qualidade, Recursos Humanos e Executivas como Gerente das Fabricas de Poços de Caldas/MG e São Luís/MA, Diretor do Consórcio Alumar e Vice-Presidente de Operações da Alcoa América Latina em São Paulo. Após 37 anos de atuação profissional na empresa multinacional, a partir de 2013 segue como consultor e desde Janeiro/2017 atua como Presidente da DME Participações.

 

Alexandre Afonso Postal – Diretor Superintendente DME Distribuição
Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI (1993), Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1995), Fundação Getúlio Vargas (2016), Gerente de Engenharia, Coordenador de PEE e P&D, Gerente de Projetos e Construção, Assessor de Planejamento Técnico, Diretor Técnico e Diretor Superintendente da DME Distribuição S.A. Engenheiro Eletricista, Especialista em Sistemas Elétricos de Potência e MBA em Setor Elétrico.


Mediadora:
Profa. Dra. Izabella Carneiro Bastos – UNIFAL – Campus Poços de Caldas
Professora, Universidade Federal de Alfenas. PhD em Engenharia Elétrica (2014): University of Leoben (Montanuniversität) Austria – PhD ,  Mestre em Engenharia Elétrica (2010): TU Dresden (Technische Universität Dresden, TUD) – Alemanha  e Universidade Federal de Itajuba. Engenheira Eletricista, Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL (2008). Desde 2008 atuante na área com Pesquisa e desenvolvimento  em Eficiência Energética, com publicações  em países como China, Alemanha, EUA,  Áustria, Croácia, Argentina e Uruguai.    



17h – 17h30

Apresentação de CASE – IF Solar

Prof. Paulo Roberto Ceccon – IFSULDEMINAS
O presente projeto tem como objeto implantar (82) oitenta e duas usinas de Geradores de Energia Solar Fotovoltaicos c/ potência 70 Kwp para aproveitamento da energia solar para atender à demanda ou parte dela de energia elétrica de (82) oitenta e dois campi ou reitorias dos Institutos Federais no projeto. A energia solar é limpa e renovável, portanto apresenta muitas vantagens para o meio ambiente e para a saúde das pessoas, já que não emite gases poluentes ou outros tipos de resíduos. Cada sistema proposto gerará em média 104,88 MWh por ano. Desse modo, cada usina instalada evitará a emissão de 30.608 quilogramas de dióxido de carbono (CO2) ao ano no meio ambiente. No sistema fotovoltaico, a energia elétrica é produzida pela radiação solar. As células fotovoltaicas (ou células solares) são fabricadas a partir de materiais semicondutores (normalmente o silício). Quando a célula é exposta à luz, parte dos elétrons do material iluminado absorve fótons (partículas de energia presentes na luz solar). Os elétrons livres são transportados pelo semicondutor até serem puxados por um campo elétrico que é formado na área de junção dos materiais, por uma diferença de potencial elétrico existente entre os materiais semicondutores. Os elétrons livres são levados para fora da célula solar e ficam disponíveis para serem usados na forma de energia elétrica. Uma das vantagens do sistema solar fotovoltaico é que ele não requer alta radiação solar para funcionar. Contudo, a quantidade de energia gerada depende da densidade das nuvens, que em número menor pode resultar em uma maior produção de eletricidade, quando comparada a dias de céu completamente aberto, devido ao fenômeno da reflexão da luz solar.


17h30 – 18h

Premiação dos 5 melhores trabalhos científicos


17h30 – 18h30

Salão Norte: Avaliação das Apresentações de Trabalhos Científicos em Pôster


18h

Palestra e Lançamento do Livro:
“Áreas Protegidas e Indicadores Socioeconômicos: o desafio da conservação da natureza

Autor e palestrante: Geraldo Majela Moraes Sálvio

Saiba mais no link: O livro



Minicursos

08h – 10h: Minicurso 11:

“Metodologia de Educação Ambiental em unidade de conservação”

Com: Prof. Dr. Geraldo Majela – IFSUDESTE – Campus Barbacena – Grupo Brasil Verde

Local: Museu

08h – 10h: Minicurso 12:

“Avaliação de Impactos Ambientais”

Com: Profa. Telma Sandra Silva – IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho

Local: Carreta IF

10h – 12h: Minicurso 13:

“Introdução ao TI Verde”

Com: Prof. Rapahel Gonçalves – IFSP – São João da Boa Vista

Local: Museu

10h – 12h: Minicurso 14:

“Agroecologia – Segurança alimentar ambiental e nutricional”

Com: Prof. Victor Herbert de Alcântara Ribeiro – UFPB

Local: Carreta IF

14h – 16h: Minicurso 16:

“Gestão Ambiental de resíduos agropecuários”

Com: Generci Dias Lopes – IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho

Local: Carreta IF

14h – 18h: Minicurso 17:

“Métodos estatísticos aplicados às Ciências Ambientais”

Com: Prof. Dr. Paulo Sérgio Lúcio – UFRN

Local: Museu

16h – 18h: Minicurso 17:

“Ecotoxicologia”

Com: Elba Sharon – UNIFAL

Local: Carreta IF

 


29/09/2017 (sexta-feira)

II SIMPÓSIO DE ÁGUAS TERMAIS DE POÇOS DE CALDAS

LOCAL: Teatro


08h30 – 09h45

MESA REDONDA
Tema: “Reumatologia no Termalismo

Paletrantes:
Dr. Marcos Untura Filho – Reumatologista
Médico Reumatologista pela USP – Universidade de São Paulo. Mestre e Doutor em Hidrologia Médica pela Universidade Complutense de Madri – Espanha. Professor Convidado do Curso de Pós-graduação em Cuidados Integrativos – Área Hidrologia Médica-  da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Professor do Curso de Pós-graduação em Hidrologia Médica da Universidade Nacional de Entre Rios – Argentina. Membro Titular da Comissão Permanente de Crenologia do DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral – Ministério de Minas e Energia do Brasil.

 

 

Dr. Carlos Eduardo Venturelli Mosconi
Secretário de Saúde de Poços de Caldas

 
Mediadora:

Profa. Dra. Jussara Marques Oliveira Marrichi
Possui graduação em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), especialização em Metodologia do Ensino de História pela Faculdade São Luís, mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2009) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Atualmente é Diretora do Departamento dos Serviços Termais da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, Professora do curso de Estética e Cosmética da Unifenas, campus de Poços de Caldas e proprietária da Estética Jussara Marrichi. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: termalismo e espaços balneários, turismo termal, história do corpo e embelezamento feminino, processos civilizadores, sociabilidade moderna e teoria da história. É autora do livro “A cidade termal: ciência das águas e sociabilidade moderna entre 1839 e 1931”, publicado pela Annablume em 2015.

 


09h45 – 11h

CONFERÊNCIA
Tema: “Privatização das Águas

Palestrantes:

Dra. Ms. Ana Paula Lemes – FDSM
Mestra em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM), Pós-graduada em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Varginha (Fadiva). É advogada, escritora, roteirista, ativista e pesquisadora. Membro integrante do Grupo de Pesquisa Margens do Direito. Estágio de Docência na disciplina de Sociologia Jurídica, na FDSM (2016) e Monitora na disciplina de Direito Processual Penal I, na Fadiva (2011). Premiada pela FADIVA com diploma de Honra ao Mérito nos anos 2010, 2011, 2012 e 2013, como Aluna que Brilha, desde a primeira edição do evento. Tem especial interesse acadêmico na área da Teoria do Direito, com ênfase em Sociologia e Filosofia do Direito, atuando, principalmente, nos seguintes temas: teoria dos sistemas, pós-estruturalismo francês, direito das mulheres, direito e arte, direito e religião, direito humano à água.

Dra. Rosângela Zampero – UNIS
Possui Mestrado em Sistema de Produção na Agropecuária pela Universidade José do Rosário Vellano ( UNIFENAS / 2011). graduação em Engenharia Química pela Fundação Armando Álvares Penteado (1991) e Graduação em Termalismo e Águas Minerais pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (2005). Pós Graduação em Gestão Ambiental pela Faculdade Promove/ Fundação Aprender(2007). Mestrado em Sistema de Produção na Agropecuária pela Universidade José do Rosário Vellano
(UNIFENAS / 2011). Coordenadora do Curso Superior em Tecnologia em Estética e Cosmética do Grupo UNIS desde 2012. Docente das disciplinas de Química, Introdução a Estética e Cosmética, Cosmetologia Básica. Docente na Engenharia Elétrica ,Civil e Agrícola de Química Geral e Engenharia Agrícola Química Orgânica . Docente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental nas disciplinas de Hidrologia Básica, Recursos Hídricos, Efluentes Líquidos. Docente da disciplina de Química Ambiental no Curso de Pós graduação em Engenharia Ambiental da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS). Pós Graduada em Gestão de Conflitos no Instituto Keppe & Pacheco de Ciência e Tecnologia ( 2016).

 

Prof. Valentim Calenzani – FATEPS
Advogado, Geógrafo e Professor da Faculdade Três Pontas – FATEPS, Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS MG e FADIVA. Especialista em Ciências do Ambiente – PUC MG e Engenharia do Saneamento Ambiental – UEMG/FEPESMIG; Co-autor da obra “Reflexões do Direito Brasileiro na Contemporaneidade” – Editora CRV.


11h – 12h

PALESTRA
Tema: A qualidade da água subterrânea no Brasil e as principais fontes de contaminação dos aquíferos
Palestrante:

Dra. Laura Cristina da Cruz Dominicano – UNIP
Doutora em Ciências – FEZA/USP – Engenharia de Alimentos, Pirassununga. Mestre em Ciências – FFCLRP/USP – Biologia Comparada, Ribeirão Preto. Coordenadora do curso de graduação em Ciências Biológicas – UNIP/Ribeirão Preto. Coordenadora da Pós-Graduação em Nutrigenética e Nutrigenômica – UNIP, Campus Ribeirão Preto e São José do Rio Pardo. Professora Titular das disciplinas Anatomia, Fisiologia e Métodos de Pesquisa nos cursos de graduação em Nutrição e Enfermagem – UNIP, Campus São José do Rio Pardo.

 


12h – 13h30

Almoço


13h30 – 15h

PALESTRA
Tema: “Gestão dos Recursos Hídricos e Protagonização da Conservação para as Futuras Gerações – Educação Ambiental para a Saúde

Palestrantes:
Profa. Dra. Anna Hoffmann Oliveira – UNICAMP

Engenheira florestal pela Universidade Federal de Lavras, realizou Mestrado e Doutorado (UFLA) em Ciência do Solo com enfoque em Conservação do Solo e da Água. Atualmente é pesquisadora de Pós-Doutorado e Professora Colaboradora do Instituto de Geociências na Universidade Estadual de Campinas. Entre suas experiências, participou do Projeto Conservador de Águas e foi educadora no Projeto Água: Conhecimento para gestão da Agência Nacional das Águas e Fundação Parque Tecnológico Itaipu.

Profa. Ms. Monise Martins da Silva – UEMG
Docente da Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG – Campus Passos na graduação em Enfermagem. Docente do Curso EaD Vigilância em Saúde do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFSULDEMINAS) – Campus Muzambinho-MG. Enfermeira Mestra pelo Programa de Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo -EERP-USP na linha de pesquisa: Assistência à Saúde da Mulher no Ciclo Vital. Especialista em Enfermagem Cuidado Pré-Natal pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP/UAB. Especialista em Saúde da Mulher – Uma Abordagem Multidisciplinar  pela AVM – Brasília. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG – Campus Passos.

 
Mediador:
Prof. Ms.Fabrício dos Santos Ritá – IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho


15h – 16h

PALESTRA
Tema: “Necessidades vitais Orgânicas do Recurso Hídrico
Palestrante: Dra. Mara de Souza Ávila – IFSULDEMINAS


 16h

Encerramento do Congresso e Entrega dos Certificados